Os Efeitos Alavancagem e Feedback na Volatilidade do Mercado Acionário Brasileiro
Resumen
O objetivo deste estudo foi realizar uma comparação das volatilidades entre o segmento tradicional e o Novo mercado da BOVESPA de janeiro de 2008 a dezembro de 2012. Além disso, investigou-se a relação retorno das ações e sua volatilidade por meio das teorias da Alavancagem e Feedback. Como método, estimaram-se modelos ARCH/GARCH e regressões por Mínimos Quadrados Ordinários. As evidências empíricas mostram que a volatilidade das ações que fazem parte do novo mercado, é menos reativa e mais persistente quando comparada ao segmento tradicional. Os resultados empíricos revelam também que a volatilidade de longo prazo e a velocidade de convergência para o nível de longo prazo, foi menor para as ações com melhores práticas de governança. Além disso, pode se argumentar que tanto o efeito Alavancagem quanto o efeito Feedback não são os principais fatores explicativos da relação entre o retorno das ações e sua volatilidade, corroborando a teoria comportamental.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.