Modelo de preferência do investidor por meio da análise envoltória de dados (DEA) em empresas brasileiras

  • Mara Vogt Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Moacir Manoel Rodrigues Junior Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Resumen

Este estudo objetivou analisar o modelo de preferência do investidor por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA) em empresas brasileiras. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e por meio de análise documental com dados secundários. A população do estudo constituiu 50 empresas listadas no IBrX-50 da Bovespa e a amostra foi composta de 46 empresas que apresentaram todos os dados necessários para análise dos dados, no período de 2013 a 2015. Para a análise dos resultados utilizou-se o método DEA, para identificar as empresas que foram eficientes em ralação ao risco e retorno efetivado no mercado de ações, servindo estas como modelo de preferência. Os resultados indicaram que o modelo de preferência do investidor seriam as empresas Ambev, BRF, Cetip, Cosan, Itausa, Klabin, Multiplan, Telefônica Brasil e Ultrapar Participações, pois estas empresas apresentaram scores de eficiência máximo, isto é, score 1,0 o que evidencia que estas empresas possuem um retorno efetivado que nenhuma das outras empresas da amostra conseguiu superar com um risco menor e até mesmo igual a estas empresas. Os resultados indicaram ainda que diversas empresas obtiveram score de eficiência acima da média e, abaixo da média, evidenciando que há diferenças significativas nos níveis de eficiência entre as empresas analisadas. Conclui-se que a eficiência das empresas da amostra, frente o mercado de capitais, é considerada satisfatória, visto que a existência de ineficiências em muitas empresas impede que o índice IBrX-50 atinja seu potencial máximo em relação as ações e o risco e retorno efetivado pelos investidores. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Mara Vogt, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Larissa Degenhart, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Moacir Manoel Rodrigues Junior, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pelo Programa da Universidade Federal do Paraná (PPGMNE/UFPR)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Publicado
2018-01-01
Cómo citar
Vogt, M., Degenhart, L., & Rodrigues Junior, M. M. (2018). Modelo de preferência do investidor por meio da análise envoltória de dados (DEA) em empresas brasileiras. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(1), 111-128. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i1.32114
Sección
Original Articles