Aspectos quantitativos de materialidade das informações divulgadas nas demonstrações contábeis e nas notas explicativas de empresas brasileiras da indústria de alimentos processados1
Resumen
Investigou-se o atendimento a critérios quantitativos de materialidade das informações divulgadas em demonstrações contábeis e em notas explicativas de empresas brasileiras da indústria de alimentos processados, referentes aos sete exercícios financeiros do período de 2010 a 2016. Considerando-se os critérios quantitativos conhecidos na literatura acadêmica, o estudo se propôs a: (i) calcular a materialidade das companhias da amostra com base no critério quantitativo de 1% da Receita Líquida; (ii) verificar se os itens divulgados nas demonstrações contábeis e nas notas explicativas atendem a esses critérios; e (iii) calcular o percentual médio de itens que não atendem à materialidade de 1% da
Receita Líquida Líquida. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que o Balanço Patrimonial foi o demonstrativo que apresentou os maiores percentuais de divulgação de informações não materiais, com uma média de 35%, seguido pela Demonstração do Valor Adicionado, com 34%, pela Demonstração de Fluxos de Caixa, com 32%, e pela Demonstração do Resultado do Exercício, com 27%. A análise mostrou ainda que o percentual médio de itens que não atendem à materialidade de 1% da Receita Líquida nas notas explicativas foi bem inferior àquele calculado para as demonstrações contábeis, de apenas 6%. Além disso, os resultados evidenciam uma redução das médias, dos valores máximos e dos intervalos dos percentuais de informações abaixo da materialidade a partir de 2014, o que pode ser atribuído à aprovação e à divulgação da OCPC 07, ocorridas no citado ano.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.