Sistema de resposta do estudante (Kahoot e Socrative) versus estudo dirigido

Resumen

Objetivo: Identificar a percepção de estudantes de um curso de graduação em Ciências Contábeis em relação ao uso de tecnologias, por meio do Sistema de Resposta do Estudante (SRE), comparando-o a métodos não tecnológicos no processo de aprendizagem. 
Método: Foram utilizados dois aplicativos no formato SRE: Socrative e Kahoot; e como método não tecnológico, o Estudo Dirigido. Todas as atividades foram aplicadas a duas turmas de Ciências Contábeis, que cursavam a disciplina de ‘Análise das Demonstrações Contábeis’. A percepção dos discentes foi constatada com base em questionários e grupo focal. Posteriormente foram aplicados os testes de Friedman e o teste de Wilcoxon para tratamento dos dados.
Originalidade/Relevância: O estudo avança na pesquisa quanto a percepção dos estudantes sobre o uso do SRE comparado a recursos não tecnológicos. Diferencia-se também por tratar a questão com dados quantitativos, por meio de questionários, e qualitativos, com grupo focal, permitindo uma análise mais profunda ao abordar diferentes vieses e percepções dos estudantes.
Resultados: Os resultados indicam que os estudantes são receptivos à utilização da tecnologia em sala de aula, ao indicarem que as atividades são dinâmicas, competitivas e tornam as aulas mais atrativas. De modo geral, os estudantes que participaram das atividades apontaram que Kahoot, Socrative e Estudo Dirigido poderiam ser utilizados concomitantemente ao longo das aulas, pois são atividades que possuem características complementares e auxiliam no processo de aprendizagem.
Contribuições: Os resultados da pesquisa permitem compreender melhor as práticas de ensino contábil por meio de recursos tecnológicos, assim como possíveis melhorias no seu uso no processo de ensino presencial.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Larissa Couto Campos, Universidade Federal de Uberlandia

Doutora Ciências Contábeis (UFU)
Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (UFU)

Cassius Klay Silva Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Contábeis (UFU)

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP
Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (UFU)

Citas

Awedh, M., Mueen, A., Zafar, B., & Manzoor, U. (2014). Using Socrative and Smartphones for the support of collaborative learning. International Journal on Integrating Technology in Education (IJITE) Vol.3, No.4. doi:10.5121/ijite.2014.3402

Blasco-Arcas, L., Buil, I., Hernández-Ortega, B., & Sese, F. J. (2013). Using clickers in class. The role of interactivity, active collaborative learning and engagement in learning performance. Computers & Education, 62, 102-110. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.10.019

Beekes, W. (2006). The ‘Millionaire’ method for encouraging participation. Active Learning in Higher Education, 7(1), 25–36. Doi: https://doi.org/10.1177/1469787406061143

Behn, B. K., Ezzell, W. F., Murphy, L. A., Rayburn, J. D., Stith, M. T., & Strawser, J. R. (2012). The Pathways Commission on Accounting Higher Education: Charting a national strategy for the next generation of accountants. Issues in Accounting Education, 27(3), 595-600. doi: https://doi.org/10.2308/iace-10300

Carnaghan, C., & Webb, A. (2007). Investigating the effects of group response systems on student satisfaction, learning, and engagement in accounting education. Issues in Accounting Education, 22(3), 391-409. https://doi.org/10.2308/iace.2007.22.3.391

Carnaghan, C., Edmonds, T. P., Lechner, T. A., & Olds, P. R. (2011). Using student response systems in the accounting classroom: Strengths, strategies and limitations. Journal of Accounting Education, 29(4), 265-283. https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2012.05.002

Cerqueiro, F., & Harrison, A. (2019). Socrative in Higher Education: Game vs. Other Uses. Multimodal Technologies and Interaction, 3(3), 49. doi: https://doi.org/10.3390/mti3030049

Chien, Y. T., Chang, Y. H., & Chang, C. Y. (2016). Do we click in the right way? A meta-analytic review of clicker-integrated instruction. Educational Research Review, 17, 1-18. doi: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.10.003

Chui, L., Martin, K., & Pike, B. (2013). A quasi-experimental assessment of interactive student response systems on student confidence, effort, and course performance. Journal of Accounting Education, 31(1), 17-30. doi: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2013.01.002

Cummings, R. G., & Hsu, M. (2007). The effects of student response systems on performance and satisfaction: An investigation in a tax accounting class. Journal of College Teaching & Learning (TLC), 4(12). doi:https://doi.org/10.19030/tlc.v4i12.1508

Edmonds, C. T., & Edmonds, T. P. (2008). An empirical investigation of the effects of SRS technology on introductory managerial accounting students. Issues in Accounting Education, 23(3), 421-434. doi: https://doi.org/10.2308/iace.2008.23.3.421

Fávero, L. P., Belfiore, P. (2017). Manual de análise de dados: estatística e modelagem variada com Excell, SPSS e STATA. Rio de Janeiro: Elsevier.
Kay, R. H., & LeSage, A. (2009). Examining the benefits and challenges of using audience response systems: A review of the literature. Computers & Education, 53(3), 819-827. Doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.05.001

Licorish, S. A., George, J. L., Owen, H. E., & Daniel, B. (2017). Go Kahoot!” enriching classroom engagement, motivation and learning experience with games. In Proceedings of the 25th international conference on computers in education (pp. 755-764).

Martins, E. Miranda, G. J., & Diniz, J. (2018) Análise didática das demonstrações contábeis. 2 ed. São Paulo: Atlas S.A.

Munaretto, L. F., Corrêa, H. L., & da Cunha, J. A. C. (2013). Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 6(1), 9-24. doi: http://dx.doi.org/10.5902/198346596243

Nasu, V. H. (2017). O efeito do sistema de resposta do estudante (SRE) sobre o desempenho acadêmico e a satisfação discente: um quase-experimento com alunos de Ciências Contábeis. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.12.2017.tde-24032017-152131. Recuperado em 2020-02-21, de www.teses.usp.br

Nasu, V. H., & Afonso, L. E. (2018). Professor, Posso Usar o Celular? Um Estudo sobre a Utilização do Sistema de Resposta do Estudante (SRE) no Processo Educativo de Estudantes de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 12(2). doi: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1811

Nasu, V. H., & Nogueira, D. R. (2020). Celulares a postos? Estudo sobre a percepção de alunos de ciências contábeis acerca do sistema de resposta de audiência (SRA). Enfoque: Reflexão Contábil, 39(1), 01-19. doi: 10.4025/enfoque.v39i1.45319

Nganga, C. S. N., Ferreira, M. A.; Mendes Neto, E. B. & Leal. E. A. (2013, novembro) Estratégias e Técnicas Aplicadas no Ensino da Contabilidade Gerencial: um estudo com docentes do Curso de Ciências Contábeis. Anais do IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Brasília, Barsil.

Papastergiou, M. (2009). Exploring the potential of computer and video games for health and physical education: A literature review. Computers & Education, 53(3), 603-622. Doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.04.001

Passos, J. C. F. D. (2018). Análise do uso das metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no ensino de logística e transportes. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Universidade de Campinas, Campinas.

Tan, D., Ganapathy, M., & Kaur, M. (2018). Kahoot! It: Gamification in Higher Education. Pertanika Journal of Social Sciences & Humanities, 26(1).
Wang, A. I. (2015). The wear out effect of a game-based student response system. Computers & Education, 82, 217-227. doi: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2014.11.004
Publicado
2024-09-09
Cómo citar
Campos, L. C., Klay Silva Santos, C., & Miranda, G. J. (2024). Sistema de resposta do estudante (Kahoot e Socrative) versus estudo dirigido. Enfoque: Reflexão Contábil, 43(3), 147-162. https://doi.org/10.4025/enfoque.v43i3.64195
Sección
Original Articles