Sistema de resposta do estudante (Kahoot e Socrative) versus estudo dirigido
Résumé
Objetivo: Identificar a percepção de estudantes de um curso de graduação em Ciências Contábeis em relação ao uso de tecnologias, por meio do Sistema de Resposta do Estudante (SRE), comparando-o a métodos não tecnológicos no processo de aprendizagem.
Método: Foram utilizados dois aplicativos no formato SRE: Socrative e Kahoot; e como método não tecnológico, o Estudo Dirigido. Todas as atividades foram aplicadas a duas turmas de Ciências Contábeis, que cursavam a disciplina de ‘Análise das Demonstrações Contábeis’. A percepção dos discentes foi constatada com base em questionários e grupo focal. Posteriormente foram aplicados os testes de Friedman e o teste de Wilcoxon para tratamento dos dados.
Originalidade/Relevância: O estudo avança na pesquisa quanto a percepção dos estudantes sobre o uso do SRE comparado a recursos não tecnológicos. Diferencia-se também por tratar a questão com dados quantitativos, por meio de questionários, e qualitativos, com grupo focal, permitindo uma análise mais profunda ao abordar diferentes vieses e percepções dos estudantes.
Resultados: Os resultados indicam que os estudantes são receptivos à utilização da tecnologia em sala de aula, ao indicarem que as atividades são dinâmicas, competitivas e tornam as aulas mais atrativas. De modo geral, os estudantes que participaram das atividades apontaram que Kahoot, Socrative e Estudo Dirigido poderiam ser utilizados concomitantemente ao longo das aulas, pois são atividades que possuem características complementares e auxiliam no processo de aprendizagem.
Contribuições: Os resultados da pesquisa permitem compreender melhor as práticas de ensino contábil por meio de recursos tecnológicos, assim como possíveis melhorias no seu uso no processo de ensino presencial.
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