Análise do posicionamento na rede social Instagram das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA

Resumen

Objetivo: Analisar o perfil do conteúdo produzido no Instagram pelas organizações contábeis do Distrito Federal, identificando seu posicionamento digital.

Método: Foram selecionadas 252 organizações contábeis que, após uma análise inicial das 2.278 organizações cadastradas no Conselho Regional de Contabilidade do DF (CRC-DF), tinham sua página do Instagram registrada no site institucional, resultando em 9.444 publicações realizadas de janeiro a setembro de 2021. A categorização e análise foram realizadas com base na aplicação da análise de conteúdo sob o Modelo de AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), com a criação de subcategorizações para ampliação do modelo.

Originalidade/Relevância: Com os avanços da era digital, empresas de diversos segmentos têm investido em estratégias de marketing para posicionar seus negócios no meio digital. A procura por serviços e empresas na internet vem se intensificando, e as empresas que não acompanham essa mudança estão perdendo espaço no mercado, caso que também se aplica aos escritórios e organizações contábeis. Resultados: As organizações contábeis utilizam o Instagram com baixa frequência (11% das organizações contábeis do DF possuem Instagram). A maior parte dos conteúdos produzidos pelas organizações selecionadas é orientada para o estágio de “Atenção” do cliente (75%), seguidas pelas categorias de “Interesse e Desejo” (18%) e, por fim, “Ação” (7%). De forma diferente ao esperado, as postagens que receberam mais interação dos usuários foram as voltadas para o “Interesse” e o “Desejo”.

Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: Contribui-se ao se mapear o posicionamento digital, destacando a importância da utilização de boas estratégias de Marketing Digital para que as organizações não venham a perder espaço no mercado por não se adequar às novas tendências. Além disso, houve a criação de um instrumento replicável com base no Modelo de AIDA.

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Biografía del autor/a

Bruna Martins Wolff da Silva, Universidade de Brasília

Graduada em Ciências Contábeis (UnB)

Eduardo Bona Safe de Matos, Universidade de Brasília

' Doutor em Controladoria e Contabilidade (PPGCC/FEA/USP) Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado
2025-09-04
Cómo citar
Martins Wolff da Silva, B., & Matos, E. B. S. de. (2025). Análise do posicionamento na rede social Instagram das organizações contábeis do Distrito Federal com base no modelo de AIDA. Enfoque: Reflexão Contábil, 44(3), 38-62. https://doi.org/10.4025/enfoque.v44i3.67219
Sección
Original Articles