Custo para servir clientes: uma pesquisa-ação em administração condominial na Baixada Santista (SP)

  • Márcio Grima Fernandes Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Ana Cristina de Faria Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Sérgio Feliciano Crispim Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
  • Francisco Carlos Fernandes Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC)

Résumé

A maioria das empresas prestadoras de Serviços não possui ferramentas para mensurar todos os custos de sua prestação de serviços e da lucratividade de cada cliente. Este trabalho objetiva verificar como a utilização do Método do Custo para Servir contribui como ferramenta de análise da lucratividade de clientes na prestação de serviços. Por meio de uma pesquisa-ação realizada em uma das maiores empresas do setor de Administração Condominial na cidade de São Vicente (SP), aplicou-se a metodologia do Custo para Servir, buscando mensurar o custo de atendimento de cada cliente e apurar sua lucratividade. Constatou-se a ausência na mensuração de Custos para Servir os Clientes da empresa objeto do estudo, e que pode ser uma realidade de outras empresas de Serviços. A empresa cobrava preço igual para todos os 55 clientes, por unidade de apartamentos em cada condomínio, mas não tinha ideia dos custos para servi-los. Com a aplicação da metodologia do Custo para Servir, foram identificados 60% de clientes rentáveis e 40% não-rentáveis, bem como mensurada a participação destes na lucratividade total da empresa. A empresa poderá utilizar as informações obtidas como ferramenta para tomada de decisões relacionadas à melhoria nos processos de prestação dos serviços aos clientes, revisão dos preços praticados para os clientes, e até, como última opção, a eventual dispensa dos clientes não-rentáveis, focando a melhoria da lucratividade da empresa como um todo. A metodologia do Custo para Servir é uma ferramenta útil para a análise de lucratividade do setor de Serviços.

A maioria das empresas prestadoras de Serviços não possui ferramentas para mensurar todos os custos de sua prestação de serviços e da lucratividade de cada cliente. Este trabalho objetiva verificar como a utilização do Método do Custo para Servir contribui como ferramenta de análise da lucratividade de clientes na prestação de serviços. Por meio de uma pesquisa-ação realizada em uma das maiores empresas do setor de Administração Condominial na cidade de São Vicente (SP), aplicou-se a metodologia do Custo para Servir, buscando mensurar o custo de atendimento de cada cliente e apurar sua lucratividade. Constatou-se a ausência na mensuração de Custos para Servir os Clientes da empresa objeto do estudo, e que pode ser uma realidade de outras empresas de Serviços. A empresa cobrava preço igual para todos os 55 clientes, por unidade de apartamentos em cada condomínio, mas não tinha ideia dos custos para servi-los. Com a aplicação da metodologia do Custo para Servir, foram identificados 60% de clientes rentáveis e 40% não-rentáveis, bem como mensurada a participação destes na lucratividade total da empresa. A empresa poderá utilizar as informações obtidas como ferramenta para tomada de decisões relacionadas à melhoria nos processos de prestação dos serviços aos clientes, revisão dos preços praticados para os clientes, e até, como última opção, a eventual dispensa dos clientes não-rentáveis, focando a melhoria da lucratividade da empresa como um todo. A metodologia do Custo para Servir é uma ferramenta útil para a análise de lucratividade do setor de Serviços.

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Bibliographies de l'auteur

Márcio Grima Fernandes, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
Mestre em Administração. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Graduação em Administração de Empresas. Coordenador do Núcleo de Projetos Sociais e Professor Universitário da Faculdade de São Vicente/UNIBR
Ana Cristina de Faria, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
Pós-doutora em Gestão de Operações e Logística pela FGV/SP. Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE (SP).  Bacharel em Ciências Contábeis.
Sérgio Feliciano Crispim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP)
Livre Docente em Gestão de Marketing pela Universidade de São Paulo; Pós doutorado em Administração pela USP; Doutor em Administração pela FEA-USP; Mestre em Administração pela FEA-USP; Graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP; Graduado em Economia pela FEA-USP (1979). Professor do Programa de Mestrado da USCS-Universidade de São Caetano do Sul e professor associado, ms-5, turno parcial, da EACH-Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no curso de Marketing. Membro da Congregação da EACH/USP.
Francisco Carlos Fernandes, Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC)
Doutor e Mestre  em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru (1987). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).
Publiée
2014-12-19
Comment citer
Fernandes, M. G., Faria, A. C. de, Crispim, S. F., & Fernandes, F. C. (2014). Custo para servir clientes: uma pesquisa-ação em administração condominial na Baixada Santista (SP). Enfoque: Reflexão Contábil, 33(3), 1-19. https://doi.org/10.4025/enfoque.v33i3.22473
Rubrique
Artigos Originais