Impacto dos lucros retidos sobre a criação de valor para o acionista de companhias abertas brasileiras
Résumé
A decisão da companhia de reinvestir os lucros parte da premissa de que o retorno do capital investido será superior ao custo de oportunidade, consequentemente, criando valor ao acionista. Assim, a geração de riqueza da entidade será influenciada pelo nível de retenção dos resultados. Portanto, busca-se neste trabalho examinar como os lucros retidos afetam a criação de valor de 223 companhias abertas brasileiras, no período 2008-2014, tendo como controle as oportunidades de investimento. Para tanto, utilizou-se estatísticas descritivas e modelos de dados em painel. Como principais resultados, encontra-se que há um alto nível de retenção dos lucros na amostra, no entanto, uma pequena parte das empresas criou valor no período. Ainda, destaca-se a relação negativa entre o nível de capitalização dos lucros e o valor criado. Ademais, observou-se que as empresas pertencentes aos grupos de maiores níveis de distribuição de lucros acabaram por gerar mais riqueza aos investidores.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





