<b>A racionalidade e processo decisório:algumas reflexões teóricas</b> - doi: 10.4025/enfoque.v25i1.3505
Résumé
O presente artigo realiza algumas reflexões sobre a racionalidade na ambitude da tomada de decisão. Partindo do entendimento geral que os agentes tomam suas decisões de forma racional, busca-se fornecer argumentos que subsidiam as decisões diante de uma situação de incerteza, com vistas a melhorar este processo. Ao fazê-lo, destaca-se um entendimento geral da racionalidade sobre alguns pontos de vista, para logo em seguida, discorrer sobre a teoria da escolha racional tal como encontrada na sociologia e na economia. Evidenciase a partir daí, a interação entre a racionalidade e a tomada de decisão de modo a entender que são complementares em seus processos e que quando trabalhadas de forma integrada, culminam na chamada teoria da decisão, que por sua vez, é indispensável na administração de qualquer organização com gestão profissional e responsável. Nessa perspectiva, aborda-se a aplicação de tal teoria dentro das organizações, para concluir que muito do êxito obtido, tem relação com sua utilização na forma de instrumento que ameniza riscos e incertezas, e que pode potencializar oportunidades e ganhosTéléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.