Consórcios públicos intermunicipais: caminho para descentralização e redução de desigualdades nas políticas públicas?

Résumé

Este texto questiona se os consórcios públicos intermunicipais de saúde contribuem para a descentralização e  edução de desigualdades nas políticas públicas, para tanto desenvolveu-se um estudo descritivo e qualitativo sobre federalismo cooperativo (pacto), descentralização de políticas públicas e consórcios públicos,  sendo como objeto o consórcio intermunicipal de saúde da região da AMUSEP, associação dos municípios do setentrião paranaense, cuja cidade pólo é Maringá. Os resultados alcançados permite apontar que os consórcios públicos possuem características que contribuem para a solução em conjunto de problemas relativos à saúde pública dos entes federativos que são subscritores do protocolo de intenções, ato constitutivo do consórcio público, no caso da AMUSEP, 30 municípios. Contribuindo para a redução das desigualdades na oferta de serviços públicos de saúde, permitindo um ganho de escala aos municípios menores com o consorciamento. Tendo em vista, que os pequenos municípios por meio do consórcio público intermunicipal podem ofertar serviços de saúde especializados aos seus munícipes e que estes podem ser estendidos a outros serviços como: segurança, educação etc.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Henrique Marroni, UEM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).  Doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV (2017). Componho o quadro docente do Departamento de Ciências Contábeis - DCC da Universidade Estadual de Maringá desde o ano de 1998, atuando no ensino de graduação na área de Contabilidade Tributária e Contabilidade Internacional, Sistema de Informação. Atuo como professor dos Cursos de Especialização em Contabilidade e Gestão Financeira Contabilidade Tributária, desde de 2003 na UEM, ministrando a disciplina de Contabilidade Tributária e Contabilidade Societária, Controladoria e Sistema de Informação. Atuo em atividades de pesquisa do Grupo de Pesquisa e ensino de Contabilidade e Finanças Pública. Participei da administração superior da UEM, ocupando o cargo de Assessor Especial para fins do Controle Interno (2008/2010) e como membro do Conselho Interdepartamental do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CSA (2008/2012).

Cibele Franzese, Fundação Getulio Vargas

Docência para graduação de Administração Pública e Governo (FGV-EAESP)
Disciplinas:
Instituições Políticas e Administração Pública em perspectiva comparada
Planejamento e Gestão de Organizações Públicas

Docência na Pós-Graduação lato sensu (PEC e GVNet – FGV-EAESP)
Disciplinas:
O Estado como parceiro: novas relações entre governo, mercado e sociedade civil
Políticas Públicas, Mercado e Sociedade: Novas Relações Inter-setoriais
Administração Pública Moderna Aplicada ao Judiciário

Publiée
2020-11-19
Comment citer
Marroni, C. H., Franzese, C., & Panosso, A. (2020). Consórcios públicos intermunicipais: caminho para descentralização e redução de desigualdades nas políticas públicas?. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(1), 17-29. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i1.42695
Rubrique
Artigos Originais