Determinantes da estrutura de capital de empresas industriais brasileiras nos períodos de prosperidade e crise econômica

Résumé

A compreensão de como as organizações se adaptam a períodos de crise tem sido pouco explorada no tema estrutura de capital, abrindo oportunidades de pesquisa, sobretudo no cenário brasileiro que perpassou recentemente por uma de suas maiores recessões econômicas. Logo, este estudo tem por objetivo verificar os determinantes da estrutura de capital de empresas industriais brasileiras nos períodos de prosperidade e crise econômica. A amostra abrange 92 empresas industriais brasileiras de capital aberto, sendo os dados extraídos da base Economática® e analisados por técnicas estatísticas, como a regressão com dados em painel. Quanto aos resultados, tem-se inicialmente que as organizações têm se endividado mais no período de crise (2014 a 2016) comparativamente ao anterior de prosperidade econômica (2010 a 2013). Ademais, vinculado ao objetivo principal da pesquisa, tem-se que às variáveis rentabilidade, tamanho, liquidez corrente, tangibilidade e market to book value se demonstraram significativas em ao menos um dos modelos operacionalizados. Dentre estas, destaque para a rentabilidade, que além de apresentar maior influência na forma como as organizações estruturam seu capital, é o determinante que sofre mais oscilação na comparação entre os períodos, perdendo impacto quando da recessão, visto que a capacidade das empresas em gerar recursos internamente é reduzida em períodos negativos, tornando o endividamento uma alternativa necessária para um grande número de corporações. Estes achados auxiliam gestores e a comunidade acadêmica, visto que a forma como as empresas captam recursos tende a impactar no valor e na manutenção no mercado das empresas sob uma perspectiva de longo prazo.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Edgar Pamplona, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)
Professor do Departamento de Ciências Contábeis da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Tarcísio Pedro da Silva, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (PPGA/UPM)

Publiée
2021-03-11
Comment citer
Pamplona, E., Silva, T. P. da, & Nakamura, W. T. (2021). Determinantes da estrutura de capital de empresas industriais brasileiras nos períodos de prosperidade e crise econômica. Enfoque: Reflexão Contábil, 40(2), 135-152. https://doi.org/10.4025/enfoque.v40i2.51874
Rubrique
Artigos Originais