Determinantes da estrutura de capital de empresas industriais brasileiras nos períodos de prosperidade e crise econômica
Resumen
A compreensão de como as organizações se adaptam a períodos de crise tem sido pouco explorada no tema estrutura de capital, abrindo oportunidades de pesquisa, sobretudo no cenário brasileiro que perpassou recentemente por uma de suas maiores recessões econômicas. Logo, este estudo tem por objetivo verificar os determinantes da estrutura de capital de empresas industriais brasileiras nos períodos de prosperidade e crise econômica. A amostra abrange 92 empresas industriais brasileiras de capital aberto, sendo os dados extraídos da base Economática® e analisados por técnicas estatísticas, como a regressão com dados em painel. Quanto aos resultados, tem-se inicialmente que as organizações têm se endividado mais no período de crise (2014 a 2016) comparativamente ao anterior de prosperidade econômica (2010 a 2013). Ademais, vinculado ao objetivo principal da pesquisa, tem-se que às variáveis rentabilidade, tamanho, liquidez corrente, tangibilidade e market to book value se demonstraram significativas em ao menos um dos modelos operacionalizados. Dentre estas, destaque para a rentabilidade, que além de apresentar maior influência na forma como as organizações estruturam seu capital, é o determinante que sofre mais oscilação na comparação entre os períodos, perdendo impacto quando da recessão, visto que a capacidade das empresas em gerar recursos internamente é reduzida em períodos negativos, tornando o endividamento uma alternativa necessária para um grande número de corporações. Estes achados auxiliam gestores e a comunidade acadêmica, visto que a forma como as empresas captam recursos tende a impactar no valor e na manutenção no mercado das empresas sob uma perspectiva de longo prazo.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.