Percepção dos profissionais brasileiros com relação ao processo de convergência contábil às normas internacionais de Convergência Contábil às Normas Internacionais
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de contabilidade e de finanças, de empresas sediadas no Brasil, na implantação das novas práticas contábeis brasileiras. Este trabalho caracteriza-se, por sua natureza, como exploratório e descritivo e, quanto ao método, quantitativo com tratamento dos dados por meio do teste de Kruskal-Wallis e qualitativo com análise de conteúdo. A população foi composta por empresas brasileiras com atividades de importação e exportação e a amostra, por conveniência, foi composta pelas empresas localizadas na região metropolitana de São Paulo que efetuaram importações no ano de 2009. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas abertas e fechadas formuladas para atender aos objetivos específicos descritos neste trabalho. Os resultados apontam que, de acordo com a percepção dos profissionais, as principais dificuldades na implementação das novas práticas contábeis brasileiras referem-se ao reconhecimento, mensuração e divulgação de ativo imobilizado e intangível, bem como à falta de profissionais qualificados e de suporte de tecnologia de informação. Apesar das dificuldades apontadas, os profissionais de contabilidade e de finanças acreditam que as novas práticas contábeis trarão impactos positivos em termos de investimentos para o Brasil. Conclui-se que, na visão dos respondentes, a adoção das novas práticas contábeis trará benefícios que superarão os custos e dificuldades de sua implantação.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.