Aplicações da Lei de Newcomb-Benford nas demonstrações financeiras da Petrobrás

  • Janaína Aparecida Joaquim de Oliveira FCA - Universidade Estadual de Campinas
  • Carlos Eduardo Francischetti FIEL - Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Ronie Galeano Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Clóvis Luís Padoveze UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
  • Marco Antonio Figueiredo Milani Filho FCA - Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar a aplicabilidade da análise gráfica e do modelo contabilométrico proposto por Santos, Diniz e Corrar (2005) e Nigrini (2000) da Lei de Newcomb-Benford na distribuição de frequências do primeiro ao quarto dígitos dos saldos das contas dos Balanços Patrimoniais da Petrobrás no período de 2008 a 2015. Com base na análise documental realizada, tabulou-se uma amostra de 5.544 dígitos levantados dos Balanços Patrimoniais publicados no site de Relacionamento com Investidores (RI) da Petrobrás. A relevância do trabalho é comprovada mediante as distorções encontradas para os segundo, terceiro e quarto dígitos, indicando uma necessidade de acompanhamento e controle dos resultados econômicos e financeiros de modo que seja possível aos gestores obterem um maior rigor na fiscalização, monitoramento e transparência em relação às metas e estratégias pré-definidas ao longo do tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Aparecida Joaquim de Oliveira, FCA - Universidade Estadual de Campinas
Mestranda como aluna especial na Unicamp em Pesquisa Operacional em Finanças. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2015). Cursado um ano como aluna especial de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Metodista de Piracicaba. Graduada em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2008). Possui Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) MBA em Gestão Financeira (2010) - UNIMEP. Experiência na áreas de Administração, Recursos Humanos, Planejamento Financeiro e Tributário de Empresas, Custos, Comércio Exterior Recursos Humanos, Contabilidade e Departamento Fiscal. Atuou como Professora em Cursos Profissionalizantes, Cursos de Graduação, Pós Graduação e Tecnólogo na Universidade Paulista de Limeira (Unip), Faculdades Einstein de Limeira e Faculdade Anhanguera de Piracicaba
Carlos Eduardo Francischetti, FIEL - Faculdades Integradas Einstein de Limeira
Graduação em Ciências Econômicas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas ISCA Faculdades Limeira/SP; Especialização em Gerência Financeira Administrativa e de Controle pela Universidade Salesiana UNISAL Americana/SP; Mestre na FGN Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP Piracicaba/SP em Administração de Empresas na área de Organização e Negócios. Doutor em Administração na FGN, Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP Piracicaba/SP. Atua como professor da UNIP, Universidade Paulista de Limeira e professor e coordenador dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da FIEL, Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Trabalha com aplicações de métodos quantitativos e da contabilometria, com ênfase na aplicação da Lei dos Números Anômalos ou Lei de Newcomb-Benford, na gestão financeira e na simulação de modelos matemáticos com análise multivariada de dados, nos planejamentos estratégico e econômico das Organizações Públicas e Privada. Possui Experiência em gerenciamento de empresas nas áreas de controle, elaboração de custos, processos e operações financeiras.
Ronie Galeano, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Doutor em Administração pela Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba. Professor da UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Apucarana ministrando as disciplinas de Administração Geral, Empreendedorismo, Economia e Gestão de Marketing nos cursos de Engenharia Têxtil e Design de Moda. Avaliador ad-hoc do Ministério da Educação/INEP. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1997) e Especialização em Marketing e Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1999). Coautor dos Livros: Gestión y marketing en la realidad latinoamericana - Estudios setoriales pela EAE - editorial académica spañola. Gestão de Preços: Editora Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (2013). Marketing Del Comercio Detallista Y de Servicios pela UMAD-Universidade Madero do México (2007). Marketing Contemporâneo: Novas Práticas de Gestão - com estudos de casos brasileiros pela editora Saraiva (2006). Experiência na área: Administração como consultor atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Marketing de Varejo, Estratégias de Marketing e Planejamento Estratégico. Linhas de Pesquisa de interesse: Marketing e Inovação.
Clóvis Luís Padoveze, UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
possui graduação em Administração de Empresas pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (1973) , graduação em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas - Limeira-SP (1982) , especialização em Contabilidade e Finanças pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980) , especialização em Especialização em Finanças pela Universidade Metodista de Piracicaba (1978) , mestrado em Ciências Contábeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1998) . Atualmente é Tempo Integral da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Gerencial, Gestão Econômica, Metodologia de Ensino.
Marco Antonio Figueiredo Milani Filho, FCA - Universidade Estadual de Campinas
Pós-Doutor pela Faculdade de Economia e Empresa da Universidade de Salamanca (Espanha). Pós-Doutor pela Escola de Política e Administração Pública da Carleton University (Ottawa/Canada). Doutor e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Economista pela Universidade Mackenzie. Professor dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Operacional da UNICAMP. Pesquisador do Laboratório de Finanças e Contabilidade (LabFic-UNICAMP). Foi coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor - NETS/UPM e professor do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie. Tem experiência profissional em grandes empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Finanças e Crédito, assim como membro do Conselho Deliberativo e Fiscal de organizações filantrópicas. Consultor para a formulação de planos estratégicos, programas e ações de Responsabilidade Socioambiental Corporativa.
Publicado
2018-01-01
Como Citar
Oliveira, J. A. J. de, Francischetti, C. E., Galeano, R., Padoveze, C. L., & Milani Filho, M. A. F. (2018). Aplicações da Lei de Newcomb-Benford nas demonstrações financeiras da Petrobrás. Enfoque: Reflexão Contábil, 37(1), 21-38. https://doi.org/10.4025/enfoque.v37i1.35608
Seção
Artigos Originais