A vivência na pós-graduação à luz de Vigotski: o que dizem e sentem os alunos de ciências contábeis?

Palavras-chave: Pós-graduação. Discurso do Sujeito Coletivo. Vigotski. Vivência. Ciências Contábeis.

Resumo

A Pós-graduação representa um momento de oportunidades e dificuldades para os estudantes, especificamente para os que estão matriculados em cursos em consolidação, visto que as cobranças e preocupações acerca da qualidade do curso estão fortemente presentes. O objetivo do presente artigo é identificar as expectativas, oportunidades, dificuldades e impactos, pela perspectiva de mestrando, gerados pela vivência em programas de Pós-graduação acadêmicos em Ciências Contábeis recém-implementados. Para tal, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, no qual foram coletados 44 questionários com seis perguntas fechadas, relacionadas à identificação pessoal e dez abertas, relacionadas à vivência dos mestrandos. Enquanto pesquisas anteriores analisaram as experiências vividas pelos discentes, o presente estudo contribui com a literatura ao adotar uma nova perspectiva, o conceito de vivência na perspectiva Vigotskiana. Os resultados indicam que a Pós-graduação acadêmica representa para o Sujeito Coletivo a oportunidade de ampliar os conhecimentos e qualificação, além da expectativa de ingresso na carreira acadêmica. Sobre as dificuldades, o Sujeito Coletivo apontou problemas na adaptação, infraestrutura, bem como a falta de preparo do corpo docente, a exigência do domínio da língua inglesa e altas demandas de tempo. O presente estudo contribui com a literatura ao adotar uma nova perspectiva, o conceito de vivência na perspectiva Vigotskiana.

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Biografia do Autor

Marcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, ESAN/UFMS

Doutora em Controladoria e Contabilidade Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)

Sara Daniel da Silva, ESAN/UFMS

Mestranda em Ciências Contábeis Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)

Agnes Akemi Yahiro, ESAN/UFMS

Mestranda em Ciências Contábeis Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)

Joao Paulo Resende de Lima, FEA/USP

Doutorando em Controladoria e Contabilidade Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Elisabeth de Oliveira Vendramin, ESAN/UFMS

Doutora em Controladoria e Contabilidade Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS)

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Publicado
2022-05-02
Como Citar
dos Santos Bortolocci Espejo, M. M., da Silva, S. D., Akemi Yahiro, A., Resende de Lima, J. P., & Vendramin, E. de O. (2022). A vivência na pós-graduação à luz de Vigotski: o que dizem e sentem os alunos de ciências contábeis?. Enfoque: Reflexão Contábil, 41(2), 23-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/52440
Seção
Artigos Originais