<b>Ensino-aprendizagem da contabilidade de custos: componentes, desafios e inovação prática</b> - doi: 10.4025/enfoque.v24i2.5788
Resumen
É um desafio para os profissionais de Contabilidade, que não tem a sua formação voltada para a área de ensino, encarar uma sala de aula universitária. Os processos ensino e aprendizagem são processos distintos, porém articulados entre si. A aprendizagem é um processo individual que se realiza quando o sujeito aprendiz mostra as mudanças que ocorrem na sua conduta. Ensinar por sua vez implica em criar condições para que o aluno se relacione sistematicamente com o meio, ou seja, implica planejar e organizar circunstâncias apropriadas para que o aluno aprenda. Neste artigo foca-se o professor da área de Contabilidade, mais especificamente o professor da área de custos, por ser uma das matérias que mais se considera importante neste campo profissional além de estar em franca expansão sustenta-se, assim, a importância deste trabalho como um elemento de práticas aplicadas à teoria do ensino na Contabilidade de Custos. Discutem-se os fatores de aprendizagem nesta matéria como: a motivação e a resistência. E por fim traz-se uma dinâmica aplicada ao ensino da contabilidade de custos que poderá ser utilizada em outras matérias pela sua coerência e fácil adaptação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e documental em conjunto observações de experiências vivenciadas em sala de aula. Crê-se que se trata de um trabalho inovador do ponto de vista lúdico-pedagógico que trará mais respaldo e uma nova visão para a prática educativa na área de contabilidade custosDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.