Orçamento e indicadores de desempenho em uma instituição federal de educação

Palavras-chave: Distribuição orçamentária; Instituição Pública de Ensino; Elementos de desempenho; New Public Management.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção dos gestores sobre a inclusão de indicadores de desempenho, dispostos na Plataforma Nilo Peçanha, em uma matriz para distribuição de recursos orçamentários de uma Instituição Ensino Superior (IES) às suas unidades acadêmicas.
Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados dados por meio de documentos institucionais, realizou-se entrevistas e aplicou-se questionários com 19 gestores do caso estudado. Os dados foram triangulados e foi aplicada a técnica de análise de conteúdo temática.
Originalidade: Evidenciar as percepções dos gestores acerca do modelo de distribuição orçamentário, bem como a proposição de um novo modelo sob a luz da New Public Management (NPM).
Resultados: Os resultados foram apresentados em seis categorias, as quais destacam a carência de critérios objetivos no modelo atual de distribuição de recursos orçamentários.
Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: Esta pesquisa avança na literatura ao considerar elementos de desempenho na discussão da alocação orçamentária das IES. Ainda, contribui para a literatura de NPM e possibilita a implantação do modelo a fim de tornar as ações orçamentárias mais equitativas, eficientes e transparentes.

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Biografia do Autor

Andreia Dulce Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade
Universidade Federal de Santa Catarina

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Contabilidade
Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado
2024-06-04
Como Citar
Martins, A. D., & Lavarda, C. E. F. (2024). Orçamento e indicadores de desempenho em uma instituição federal de educação. Enfoque: Reflexão Contábil, 43(2), 93-110. https://doi.org/10.4025/enfoque.v43i2.63616
Seção
Artigos Originais