Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Résumé

Objetivo: Identificar potencialidades da experiência com o Service-Learning, para destacar etapas e percepções de discentes que vivenciaram a experiência.

Método: Foram aplicados métodos mistos, operacionalizados por meio de diferentes etapas de coleta de dados, com análise estatística descritiva e de conteúdo. Trabalhou-se a necessidade de aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e de um maior alinhamento entre universidade e organizações, viabilizando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas reais.

Originalidade/Relevância: O Service-Learning foi aplicado mediante realização de assessoria em gestão, durante a pandemia de Covid-19, em 67 pequenas empresas participantes do Projeto SOSPME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante três semestres (2020-1, 2020-2 e 2021-1), envolvendo 188 estudantes.

Resultados: Os alunos perceberam a experiência como intensa, desafiadora e enriquecedora. As características mais marcantes foram: contato com o empresário; construção conjunta; e teoria aplicada na prática. Os principais achados, segundo os discentes foram: autoconhecimento; empatia com o mundo organizacional; habilidade de gestão e comunicação; e rápida assimilação e aprendizado.

Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: A possibilidade prática de realização do ServiceLearning para a promoção do ensino-aprendizado contábil, de forma a impactar positivamente a aprendizagem dos discentes e os negócios, unindo universidade e prática organizacional. Conduziu à reflexão sobre a possibilidade prática de realização do Service-Learning, promovendo o ensinoaprendizado contábil, ampliando a qualidade da assimilação dos conteúdos e a relevância destes para a prática contábil.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade ( UFRGS - PPGCONT)

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Administração com ênfase em Gestão de Sistemas e Tecnologia da Informação pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade (UFRGS - PPGCONT)

Thiago Seixas Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Faculdade de Ciências Econômicas

Raquel Janissek-Muniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Inteligência Antecipativa pela UPMF (Université Pierre Mendès France de Grenoble - France). Programa de pós-graduação em Administração (UFRGS - PPGA)

Daniela Francisco Brauner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração

Références

Anacleto, A., & Prazeres, A. (2020). Novo Coronavírus (COVID-19) e a crise econômica: impactos nas pequenas empresas. Revista Tecnologia e Sociedade, 16(43), 169-175.

Astin, A. W., Vogelgesang, L. J., Ikeda, E. K., & Yee, J. A. (2000). How service-learning affects students. Higher Education Research Institute.

Audretsch, D. (2014). From the Entrepreneurial University to the University for the Entrepreneurial Society. The Journal of Technology Transfer, 39(3), pp. 313-321.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bertaglia, B. (2016). Métodos e técnicas de ensino. Cengage Learning. E-book.

Bok, D. (1982). Beyond the ivory tower: Social responsibilities of the modern university. Harvard University Press.

Borisova, O. V., Vasbieva, D. G., Malykh, N. I., Vasnev, S. A., & Bírová, J. (2016). Problem of using innovative teaching methods for distance learning students. International Electronic Journal of Mathematics Education, 11(5), 1175-1184.

Brasil. (2004). Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 10, de 16 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União.

Brasil. (2020). Ministério da Educação. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da União.

Brauner, D. F; Reichert, F. M.; Janissek-Muniz, R.; Zen, A. C.; Menezes, D. C.; Closs, L. Q.; Carraro, W. B. W. H.; Ruppenthal, C. S.; Muller, F. M.; Lubaszewski, M., & Rodhen, M. I. S. (2020). An engaged university: Rescuing SMEs during the Covid-19 crisis. Revista de Administração de Empresas, 6(60).

Bringle, R. G., & Hatcher, J. A. (1996). Implementing service learning in higher education. The Journal of Higher Education, 67(2), 221-239.

Britt, L. L. (2012). Why we use service-learning: A report outlining a typology of three approaches to this form of communication pedagogy. Communication Education, 61(1), 80-88.

Calijuri, M. S. S. (2011). Controller - o perfil atual e a necessidade do mercado de trabalho. Revista Brasileira de Contabilidade, (150), 37-52.

Cardoso, R. L., Neto, O. R. M., & Oyadomari, J. C. (2010). Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. Brazilian Business Review, 7(3), 91-113.

Carraro, W. B. W. H., Prates, A., Araujo, G. A. D., & Silva, F. M. D. (2018). Destaques da contabilidade gerencial. http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/175151

Celio, C. I., Durlak, J., & Dymnicki, A. (2011). A meta-analysis of the impact of service-learning on students. Journal of Experiential Education, 34(2), 164-181.

Chartered Global Management Accounting Principles - CGMA. (2014). Global management accounting principles. https://www.cgma.org/resources/reports/globalmanagementaccountingprinciples.html

Clack, L., & Ellison, R. (2018). Innovative approaches to management education. Journal of Management Policies and Practices, 6(1), 6-9.

Currie-Mueller, J. L., & Littlefield, R. S. (2018). Embracing service-learning opportunities: Student perceptions of service learning as an aid to effectively learn course material. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 18(1), 25-42.

Dewey, J. (1938). Experience and education. Collier Books.

Donthu, N., & Gustafsson, A. (2020). Effects of Covid-19 on business and research. Journal of business research, 117, 284.

Ekbatani, M. A., & Sangeladji, M. A. (2008). Traditional vs. contemporary managerial/cost accounting techniques differences between opinions of educators and practitioners. International Business & Economics Research Journal - IBER, 7(1).

Eppler, M. A., Ironsmith, M., Dingle, S. H., & Errickson, M. A. (2011). Benefits of Service-Learning for Freshmen College Students and Elementary School Children. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 11(4), 102-115.

Esselstein, J. L. (2001). The changing value equation for controllership. Ohio CPA Journal, 60(2).

Flannery, B. L., & Pragman, C. H. (2008). Working towards empirically-based continuous improvements in service learning. Journal of Business Ethics, 80(3), 465-479.

Flynn, M. A., & Carter, E. (2016). Curriculum infusion of the social norms approach: information only vs. service learning. Communication Education, 65(3), 322-337.

Frezatti, F., De Aguiar, A. B., & Guerreiro, R. (2007). Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista Contabilidade & Finanças, 18(44), 9-22.

Gallagher, M. J., & McGorry, S. Y. (2015). Service learning and the capstone experience. International Advances in Economic Research, 21(4), 467-476.

Gaviria, D., Arango, J., & Valencia, A. (2015). Reflections about the use of information and communication technologies in accounting education. Social and Behavioral Sciences, 176.

Girotto, M. (2012). O que o mercado atual espera dos profissionais contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, (185), 12-25.

Güney, A. (2014). Role of technology in accounting and e-accounting. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 152, 852-855.

Hadgraft, R., & Holecek, D. (1995). Towards total quality using problem-based learning. International Journal of Engineering Education, 11, 8-8.

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 27.

Hung, C. L., & Li, F. C. (2017). Teacher perceptions of professional role and innovative teaching at elementary schools in Taiwan. Educational Research and Reviews, 12(21), 1036-1045.

Jacoby, B. (1996). Service-learning in higher education: Concepts and practices. The Jossey-Bass Higher and Adult Education Series.

Joshi, M., & Chugh, R. (2009). New paradigms in the teaching and learning of accounting: Use of educational blogs for reflective thinking. International Journal of education and development using ICT, 5(3), 6-18.

Kenworthy-U’Ren, A. L. (2008). A decade of service-learning: A review of the field ten years after JOBE’s seminal special issue. Journal of Business Ethics, 81(4), 811-822.

Kim, H.-W., Kankanhalli, A., & Lee, H.-L. (2016). Investigating decision factors in mobile application purchase: A mixed-methods approach. Information & Management, 53(6), 727-739.

Kirby, J., Davenport, T. (2016). The knowledge jobs most likely to be automated. Harvard Business Review. https://hbr.org/2016/06/the-knowledge-jobs-most-likely-to-be-automated

Kronick, R. F., & Cunningham, R. B. (2013). Service-learning: Some academic and community recommendations. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, 17(3), 139-152.

Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. D. C. (2017). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. Atlas.

Lesca, H. & Janissek-Muniz, R. (2015). Inteligência estratégica antecipativa e coletiva: o

Método L.E.SCAnning. Revista de Administração, 49(1), 188-204. https://www.researchgate.net/publication/274685210_Inteligencia_estrategica_antecipativa_coletiva_e_crowdfunding_aplicacao_do_metodo_LESCAnning_em_empresa_social_de_economia_peer-to-peer_P2P

Lima, T. B., Sonaglio, A. L. B., & Godoi, C. K. (2012). Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Administração: ensino e pesquisa, 13(1), 9-41.

Meaney, K. S., Housman, J. M., Cavazos, A., & Wilcox, M. L. (2012). Examining service-learning in a graduate physical education teacher education course. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, 108-124.

Organização Mundial da Saúde - OMS. (2020). Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Portal OMS, Apr. https://www.who.int/emergencies/diseases/novelcoronavirus-2019.
Padar, J. (2017). Selling accounting transformation; are you ready to bring this to your clients? Accounting Today, 31(2), 30-33.

Perkmann, M., Tartari, V., McKelvey, M., Autio, E., Broström, A., D’Este, P., ... & Krabel, S. (2013). Academic engagement and commercialisation: A review of the literature on university-industry relations. Research Policy, 42(2), 423-442.

Robles, M. M. (2012). Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today’s workplace. Business Communication Quarterly, 75(4), 453-465.

Sabbaghi, O., Cavanagh, G. F., & Hipskind, T. (2013). Service-learning and leadership: Evidence from teaching financial literacy. Journal of Business Ethics, 118(1), 127-137.

Sánchez-Barrioluengo, M., & Benneworth, P. (2019). Is the entrepreneurial university also regionally engaged? Analysing the influence of university's structural configuration on third mission performance. Technological forecasting and social change, 141, 206-218.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. (2020). Impactos da Covid-19 nos pequenos negócios. https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/ab9bb501c8904a780096e107a93aeace/$File/19680.pdf

Tan, L. M., Fowler, M. B., & Hawkes, L. (2004). Management accounting curricula: Striking a balance between the views of educators and practitioners. Accounting Education, 13(1), 51-67.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (2020). Escola de Administração. SOS PME Rede de Assessoria Empresarial. https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/sospme/

Venkatesh, V., Brown, S. A., & Bala, H. (2013). Bridging the qualitative-quantitative divide: Guidelines for conducting mixed methods research in information systems. MIS Quarterly.

Wadhwani, R. D., Galvez-Behar, G., Mercelis, J., & Guagnini, A. (2017). Academic entrepreneurship and institutional change in historical perspective.

Wang, M. J., & Shen, R. M. (2008). Increasing interactivity in large, blended classrooms through a cutting-edge mobile learning system. ITI 6th International Conference on Information & Communications Technology, 59-63.

Zhu, C., Wang, D., Cai, Y., & Engels, N. (2013). What core competencies are related to teachers’ innovative teaching? Asia-Pacific Journal of Teacher Education, 41(1), 9-27.
Publiée
2025-07-06
Comment citer
Beatriz Witt Haddad Carraro, W., da Silva Momo, F., Seixas Alves, T., Janissek-Muniz, R., & Francisco Brauner, D. (2025). Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia. Enfoque: Reflexão Contábil, 44(2), 103-122. Consulté à l’adresse https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/67132
Rubrique
Artigos Originais