Potencialidades do service learning no processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Resumo
Objetivo: Identificar potencialidades da experiência com o Service-Learning, para destacar etapas e percepções de discentes que vivenciaram a experiência.
Método: Foram aplicados métodos mistos, operacionalizados por meio de diferentes etapas de coleta de dados, com análise estatística descritiva e de conteúdo. Trabalhou-se a necessidade de aprimoramento da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e de um maior alinhamento entre universidade e organizações, viabilizando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas reais.
Originalidade/Relevância: O Service-Learning foi aplicado mediante realização de assessoria em gestão, durante a pandemia de Covid-19, em 67 pequenas empresas participantes do Projeto SOSPME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante três semestres (2020-1, 2020-2 e 2021-1), envolvendo 188 estudantes.
Resultados: Os alunos perceberam a experiência como intensa, desafiadora e enriquecedora. As características mais marcantes foram: contato com o empresário; construção conjunta; e teoria aplicada na prática. Os principais achados, segundo os discentes foram: autoconhecimento; empatia com o mundo organizacional; habilidade de gestão e comunicação; e rápida assimilação e aprendizado.
Contribuições teóricas/metodológicas/práticas: A possibilidade prática de realização do ServiceLearning para a promoção do ensino-aprendizado contábil, de forma a impactar positivamente a aprendizagem dos discentes e os negócios, unindo universidade e prática organizacional. Conduziu à reflexão sobre a possibilidade prática de realização do Service-Learning, promovendo o ensinoaprendizado contábil, ampliando a qualidade da assimilação dos conteúdos e a relevância destes para a prática contábil.
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