Movimentos sociais, sindicato e imigracao: um estudo sobre os trabalhadores sem-documentos na regiao parisiense
Resumo
Este artigo tem como objeto o recente movimento dos trabalhadores sem-documentos que ocorreu na região parisiense (2008-2009; 2009-2010). Com base em um levantamento realizado a partir de uma experiência de greve, que teve como protagonistas cerca de vinte trabalhadores sem-documentos apoiados pela União Local CGT (Confederação Geral do Trabalho), de Bobigny, este estudo visa a dar pistas de reflexão sobre a formação da ação sindical e dos movimentos sociais. Trataremos particularmente aqui dos resultados relativos à relação entre a ação sindical e essa categoria de trabalhadores, os quais normalmente são considerados como os mais precários entre os precários, como também dos elementos que tornaram possível esse conflito, inserindo-os em um quadro mais amplo sobre a análise da formação dos movimentos sociais.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.