A naturalização do produtivismo acadêmico no trabalho docente

  • Silvia Alves dos Santos UFSCAR- SP / UENP-PR
Palavras-chave: Produtivismo. Universidade. Pesquisa.

Resumo

O presente texto tem por objetivo mostrar que a pesquisa na universidade esteve, no final do século XX, marcada por interesses e disputas por hegemonia na sociedade. A universidade por meio de orientações econômicas mais amplas, resultantes do processo de mundialização do capital, passa a produzir uma nova cultura universitária. O doutorado e a Iniciação Científica passam a ter centralidade nas políticas de formação de pesquisadores e alteram substancialmente o trabalho docente na universidade. Reiteramos a convicção de que analisar o trabalho docente revela questões de muita complexidade e relevância. Assim, impõe-se o desvelamento de diversas questões, considerando que o resultado do trabalho docente, tanto na graduação, por meio da vinculação à Iniciação Científica, como na pós-graduação, com orientações e publicações qualificadas, exige uma dedicação profissional que seja de efetiva e contínua formação e superação, seja no campo da pesquisa ou na transmissão do conhecimento em sala de aula.

Palavras-chave: Produtivismo. Universidade. Pesquisa.

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Biografia do Autor

Silvia Alves dos Santos, UFSCAR- SP / UENP-PR
Mestre em Educação. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Professora do departamento de Pedagogia da UENP - CP. Coordenadora do Grupo de pesquisa em Estudos Marxistas da UENP-CP. Pesquisadora do grupo de Economia Política e Formação Humana na UFSCar (GEPEFH) e do grupo UNIVERSITAS/Br
Publicado
2010-07-04
Como Citar
Santos, S. A. dos. (2010). A naturalização do produtivismo acadêmico no trabalho docente. Revista Espaço Acadêmico, 10(110), 147-154. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10195