Um estudo em tradução cultural no século XIX: Rui Barbosa e o ensino de desenho

  • Felipe Freitas de Souza CEFET - MG
Palavras-chave: ensino de desenho, Rui Barbosa, tradução cultural, circulação de idéias

Resumo

O século XIX ocidental tem como uma de suas características a difusão da escola primária e da educação profissional. Como elemento constituinte do currículo da educação profissional, estaria o ensino de desenho. Em suas obras, Rui Barbosa, apresenta a necessidade de se incluir esta disciplina na escola primária, tornando-a uma instituição economicamente proveitosa por favorecer a preparação do trabalhador. Através do conceito de tradução cultural, objetivamos elaborar algumas das influências que Rui Barbosa sofreu e propagou na elaboração de seu pensamento educacional relativo ao ensino de desenho. Concluímos indicando a proficuidade do conceito de tradução cultural para o objeto de estudo e a circulação de idéias internacionais relativas ao ensino de desenho.

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Biografia do Autor

Felipe Freitas de Souza, CEFET - MG
Mestrando em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG
Publicado
2010-09-25
Como Citar
Souza, F. F. de. (2010). Um estudo em tradução cultural no século XIX: Rui Barbosa e o ensino de desenho. Revista Espaço Acadêmico, 10(113), 91-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10223