O horizonte perdido: assombros e falácias neoliberais no debate em torno da educação básica brasileira

  • Wellington Fontes Menezes Universidade Estadual Paulista - Campus Marília
Palavras-chave: educação básica, meritocracia, neoliberalismo, políticas públicas, escola pública

Resumo

A onda neoliberal vem permeando cada vez mais aspectos no discurso da realidade brasileira. Em crise sistêmica, o debate em torno da Educação Básica pública se fragiliza coercitivamente quando seus pilares fundamentais são cerceados pelas imediatas veleidades da economia de livre mercado. Com o declínio dos sindicatos de profissionais da área educacional e a pouca (ou nula) cooperação entre universidades e escolas públicas os sintomas do deslocamento da centralidade do debate na esfera do interesse público são evidentes. A privatização dos espaços de reflexão a respeito da educação possui efeitos deletérios ao abrir caminho para interesses privados de ONGs e entidades similares com questionáveis ações de filantropia e idoneidade. Longe de resultarem alguma eficácia prática, ostensivas exposições de marketing eleitoral do asséptico discurso da meritocracia e a aplicação de provas sumárias como recurso para a majoração da idílica “qualidade total” na Educação. O discurso do mérito se tornou prática recorrente dos atuais governos em suas frágeis políticas públicas. O presente artigo buscar refletir sobre algumas falácias pertinentes do discurso neoliberal e seus impactos no atual debate do sistema público de Educação Básica no Brasil.

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Biografia do Autor

Wellington Fontes Menezes, Universidade Estadual Paulista - Campus Marília

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília. Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo

Publicado
2011-05-06
Como Citar
Menezes, W. F. (2011). O horizonte perdido: assombros e falácias neoliberais no debate em torno da educação básica brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 10(120), 120-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10561