Futebol-Business: metáfora ou realidade? Leituras interdisciplinares sobre a mais-valia e o mais-gozar que envolvem a violência nas torcidas organizadas de futebol

  • Márcia Batista dos Santos
  • Ana Cristina Batista-dos-Santos Universidade Federal Rural do Semi-árido

Resumo

Tomando a violência nas torcidas organizadas de futebol como fenômeno social demandante de constantes e múltiplas análises, o texto discute informações oriundas de uma escuta a seis sujeitos integrantes de duas torcidas organizadas de futebol, de uma capital brasileira, sobre suas relações e vivências nessas torcidas rivais. Metodologicamente, parte de informações acessadas através de entrevistas semi-estruturadas, com roteiro composto por tópicos-guia. A reflexão sobre as falas dos sujeitos é feita numa perspectiva interdisciplinar, desde os campos da teoria organizacional e da perspectiva psicanalítica. Nos resultados, tem-se uma narrativa que privilegia, dentre outras coisas, a dimensão organização, esta narrada como uma espécie de torcida empresa à qual se acham vinculados temas como: (i) recursos humanos e materiais; (ii) divisão do trabalho e hierarquia; (iii) estratégias; (iv) lucratividade e mais-valia. Finalmente, as reflexões articulam os conceitos da mais-valia marxista e do mais-gozar lacaniano na tentativa de compreender as relações operantes num tipo híbrido de organização: a torcida empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Batista dos Santos
Psicanalista. Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Ana Cristina Batista-dos-Santos, Universidade Federal Rural do Semi-árido
Graduada, Especialista e Mestre em Administração pela UECE. Doutoranda em Administração (PPGA/UFRN). Professora Assistente no Curso de Administração da UFERSA (Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais). Interesses de pesquisa: relação capital-trabalho; estudos organizacionais; teoria crítica.
Publicado
2010-11-11
Como Citar
dos Santos, M. B., & Batista-dos-Santos, A. C. (2010). Futebol-Business: metáfora ou realidade? Leituras interdisciplinares sobre a mais-valia e o mais-gozar que envolvem a violência nas torcidas organizadas de futebol. Revista Espaço Acadêmico, 10(116), 21-29. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/10775