As percepções acerca do Nazismo presentes nas páginas do jornal A Offensiva
Resumo
A Ação Integralista Brasileira, movimento de extrema direita brasileiro, fundado, oficialmente, por Plínio Salgado em Outubro de 1932, contou com uma extensa rede de periódicos. Tais periódicos foram de suma importância para o desenvolvimento do movimento, pois, suas páginas, além de serem o canal mais eficaz para a difusão da doutrina apregoada pela AIB, funcionavam, concomitantemente, como meio de propaganda tanto ideológica quanto para a arregimentação de novos militantes. A cúpula integralista, apesar de admitir sua admiração aos demais movimentos fascistas existentes no mundo, a todo o momento recusava as afirmações de que o Integralismo seria um fascismo. Acreditamos ser frutífera uma análise de como os próprios integralistas, no calor daquele contexto, se viam e se posicionavam diante dos movimentos fascistas. Para tanto, levando-se em consideração a própria natureza dos jornais e tendo-se em vista a importância central desempenhada por estes dentro do movimento, acreditamos ser pertinente uma análise de como a imprensa integralista retratava o universo fascista. Assim, neste trabalho, ao procurarmos colher indícios de como o principal periódico do movimento, o jornal A Offensiva, se posicionava diante da Alemanha e o Nazismo, notamos que o jornal, naquele contexto e no calor dos acontecimentos, se posicionava à favor dos avanços e conquistas nazistas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.