A economia solidária e a necessidade da superação da lei do valor
Resumo
Esse artigo busca desenvolver um olhar mais complexo sobre a Lei do Valor, utilizando-se dos argumentos e raciocínios expostos pelo autor João Machado Borges Neto em seu artigo As várias dimensões da Lei do Valor, e relacionando as limitações e perigos dessa Lei entendida enquanto Lei Universal responsável pelo regimento de todos os modos de produção sócio-historicamente estabelecidos. Dessa forma, a Lei do Valor apresenta-se enquanto um paradigma a ser superado na consolidação do amplo e diverso instrumento da Economia Solidária. Buscamos argumentar qual é a influência que a forma mercadoria possuí enquanto forma de relacionamento indireto entre os trabalhadores e como a combinação das distintas formas de concorrência podem gerar um desequilíbrio da distribuição do trabalho social, existindo uma clara necessidade de superação dessas condições, na construção de uma alternativa à organização do trabalho social, de relacionamento verdadeiramente direto e solidário.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.