Oito teses sobre processo de secularização da cultura ocidental: indicações de momentos e teóricos chave
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas teses que acreditamos serem necessárias para o entendimento do processo de secularização pelo qual passou a sociedade ocidental moderna. A sociedade moderna nasce de um rompimento com o mundo medieval, sobretudo no que se relaciona ao religioso, à visão de mundo e à hierarquia social. Trata-se de um momento no qual se dá um forte questionamento às autoridades eclesiais, com significativo poder referente às várias dimensões sociais. Esse período seria conhecido como o grande Racionalismo Clássico, que resultaria numa considerável mudança intelectual no Ocidente. Acreditamos que o espírito moderno define-se, antes de tudo, pela luta em superar a visão religiosa e a sacralidade do mundo. Dessa forma, trabalharemos com a ideia de que as concepções filosóficas, o imanentismo, o racionalismo, o empirismo, o progresso tecnológico e científico contribuíram de forma significativa com o secularismo moderno que se seguiu até sua definição como ateísmo e que a causa primeira à qual as demais se encontram ligadas pode ser buscada na virada antropológica do século XVI, com o Humanismo e o Renascimento.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.