Subsídios para uma ciência pragmática da legislação: uma alternativa para a cientificidade do direito (retorno ao pragmatismo ou o direito para o homem-mau)

  • Nelson Juliano Cardoso Matos UFPI
Palavras-chave: direito - pragmatismo – homem mau – republicanismo

Resumo

O presente artigo pretende, a partir da leitura de autores clássicos do pragmatismo, destacar a importância da legislação para a ciência do direito e apresentar elementos para a elaboração de uma ciência pragmática da legislação, baseada nas idéias de hábito e de crença. Trata-se, também, indiretamente, de apresentar indícios de uma alternativa para a crise paradigmática do direito a partir de elementos pré-modernos.

This article presents elements for construction a pragmatic science of legislation, based on ideas of habit and belief. We used classical works of pragmatism. It is also a study about alternatives to the paradigmatic crisis of law.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Juliano Cardoso Matos, UFPI
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI
Publicado
2011-03-04
Como Citar
Matos, N. J. C. (2011). Subsídios para uma ciência pragmática da legislação: uma alternativa para a cientificidade do direito (retorno ao pragmatismo ou o direito para o homem-mau). Revista Espaço Acadêmico, 10(120), 105-113. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11236