Formação jurídica e (trans)formação de professores de Direito nas primeiras décadas do Brasil Império

  • Fernanda Telles Márques Universidade de Uberaba
Palavras-chave: História da Educação, Ensino Jurídico, Práticas Educativas, Mentalidades, Século XIX

Resumo

Trata-se de um estudo sócio-histórico sobre o ensino jurídico nas primeiras décadas do  Brasil Império, com ênfase nos perfis e nas práticas docentes. Como procedimentos metodológicos são utilizadas a pesquisa teórica e histórico-documental, iniciada com uma breve recuperação da implantação das duas primeiras Academias Jurídicas brasileiras. Em seguida, discute-se as condições em que se dava, no período em estudo, a formação jurídica e a transformação de jovens bacharéis em professores de Direito. Ao final propõem-se uma reflexão sobre o lugar da Educação em relação às demais possibilidades de atuação do profissional de formação jurídica.

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Biografia do Autor

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba
Cientista Social com doutorado em Sociologia pela UNESP de Araraquara, atualmente é membro do corpo permanente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba.
Publicado
2011-02-21
Como Citar
Márques, F. T. (2011). Formação jurídica e (trans)formação de professores de Direito nas primeiras décadas do Brasil Império. Revista Espaço Acadêmico, 10(120), 146-154. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11287