Max Weber e a objetividade do conhecimento nas ciências da cultura: um breve guia para o texto A ‘Objetividade’ do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política (1904)

  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Max Weber, Objetividade, Ciências da Cultura, Tipo Ideal

Resumo

O presente artigo objetiva discutir o sentido da objetividade do conhecimento empírico-social na obra de Max Weber, especificamente no texto “A ‘Objetividade’ do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política”, de 1904. Discute-se, no primeiro momento, a distinção entre conhecimento empírico e juízo de valor; no segundo momento, faz-se uma rápida crítica às idéias de “lei” e “conexão regular” nas ciências sociais para, em seguida, na terceira parte, discutir a estrutura da formação dos conceitos típico-ideais como recursos metodológicos, nos quais, para Weber, expressam a possibilidade da validade objetiva do conhecimento nas ciências da cultura.

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Biografia do Autor

Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sociólogo (DCS/UFRN), bacharel em Turismo (UnP), esp. Demografia (DEST/UFRN), mestre em Geografia (PPGe/UFRN) e doutorando em Ciências Sociais (PGCS/UFRN). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. E-mail: jeanhenrique@uern.br

Publicado
2011-02-21
Como Citar
Costa, J. H. (2011). Max Weber e a objetividade do conhecimento nas ciências da cultura: um breve guia para o texto A ‘Objetividade’ do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política (1904). Revista Espaço Acadêmico, 10(120), 175-185. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11297