Religiosidade popular: Reisado em Balsas (MA), uma experiência do sagrado

  • Raimundo Rajobac UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Palavras-chave: Religiosidade Popular. Reisado. Experiência Religiosa. Sagrado.

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura do Reisado em Balsas (MA), a partir do que nos propõe o método da Fenomenologia da Religião. Procuraremos identificar no Reisado, em sua estrutura e forma de expressão, os elementos que justifiquem a dimensão religiosa do ser humano. Para uma melhor observação e descrição desse fenômeno, e de sua forma de expressão, servirmo-nos de uma pesquisa de campo realizada em dezembro de 2005 a janeiro de 2006, o qual comporta os preparativos e realização da Festa dos Santos Reis, na região de Balsas (MA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Rajobac, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
1 -Possui graduação em FILOSOFIA - pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 2 - Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) 3 - Graduado em TEOLOGIA pelo ITEPA - Instituto de Teologia e Pastoral - Passo Fundo/RS. 4 - Licenciado em MÚSICA pela Faculdade de Artes e Comunicação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 5 - MESTRADO EM EDUCAÇÃO pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da (UPF) Universidade de Passo Fundo. 6 - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Núcleo de Pesquisa Sobre Filosofia e Educação - UPF. 7 - Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Teorias da Ação e Educação e Iluminismo e Pedagogia na Universidade de Passo Fundo e do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação PUC RS.
Publicado
2010-11-29
Como Citar
Rajobac, R. (2010). Religiosidade popular: Reisado em Balsas (MA), uma experiência do sagrado. Revista Espaço Acadêmico, 10(118), 131-141. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11411