Indústria Cultural e Brinquedos Industrializados: as implicações para o imaginário infantil na sociedade contemporânea.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a influência sobre a infância dos brinquedos industrializados da sociedade contemporânea. Busca-se identificar o que esses produtos culturais contêm de comprometimento formativo em relação às crianças que favorece a adaptação dessas ao universo adulto no processo de consumo e na falta de reflexão sobre as relações sociais capitalistas. O referencial teórico adotado são os estudos da Escola de Frankfurt, sobretudo, de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin sobre a produção cultural na sociedade industrial, para refletir questões sobre a infância na contemporaneidade. Deste modo, a partir do conceito de indústria cultural no contexto da moderna sociedade de massa, buscar-se-á elementos para a compreensão mais incisiva desta temática na atualidade, com enfoque nos brinquedos industrializados e suas implicações para a formação do imaginário infantil.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.