Ensino de Sociologia: desafios epistemológicos para o Ensino Médio

  • Amurabi Pereira de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Epistemologia das ciências sociais, Teoria e Prática.

Resumo

Este artigo se insere no debate, cada vez mais atual e necessário, em torno do ensino de sociologia no ensino médio. Recuperamos brevemente o histórico da disciplina, destacando algumas questões, como a dicotomia entre bacharelado e licenciatura, e por conseqüência a difícil articulação entre ensino e pesquisa. Buscamos problematizar o desafio epistemológico que se encontra no ato de lecionar sociologia no ensino médio, destacando a necessidade de articular o conhecimento teórico com a situação didática em que o ensino ocorre. Esta articulação se faz possível a partir de uma problematização da própria natureza do conhecimento sociológico, que, em última instância, atrela-se à legitimidade da disciplina no currículo escolar. Novamente nossa questão volta-se para a necessidade de articulação entre ensino e pesquisa, bem como a superação da dicotomia entre bacharelado e licenciatura, uma vez que é através da pesquisa sociológica que se conhece a realidade social, necessária para a articulação com o plano teórico desta ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, foi professor substituto de sociologia da Universadade Estadual da Paraíba e efetivo do Instito Federal do Sertão Pernambucano, e do Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente é professor de  assitente da Universidade Federal de Alagoas de antropologia da educação e de estágio supervisionado em ciências sociais.
Publicado
2011-02-16
Como Citar
de Oliveira, A. P. (2011). Ensino de Sociologia: desafios epistemológicos para o Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, 10(119), 115-121. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11758