A vanguarda musical no Rio Grande do Sul (1920-1950)
Resumo
O início do século XX, nas artes, foi marcado por muitas inovações. Surgiram diversas tendências vanguardistas, cada uma com as suas particularidades, mas todas elas se direcionaram para um fim em comum – o questionamento dos modelos anteriores. No Rio Grande do Sul as mudanças na concepção da arte ocorreram alguns anos depois em relação aos principais centros culturais do país. O presente artigo buscará averiguar como ocorre esse processo de mudanças especificamente em relação à música produzida no estado no período compreendido entre a década de 1920 até a metade do século XX.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.