Educação e as várias abordagens disciplinares

  • Fabiano André Gonçalves Silva UFRN
  • Douglas Moraes Bezerra UFRN
Palavras-chave: Interação. Reflexividade. Conhecimento.

Resumo

Este ensaio teórico objetiva levantar a reflexão da necessidade de ocorrer, em todos os âmbitos do ensino (do básico a pós-graduação), a interação disciplinar, em detrimento da simples disciplinaridade. O simples enfoque disciplinar tem trazido prejuízos na formação das pessoas nos aspectos da criticidade, autonomia e reflexividade.  Visando alcançar o objetivo deste ensaio teórico foram abordados tipos de relações entre disciplinas as quais foram surgindo ao longo do tempo, como a multi-pluri-inter-tras-metadisciplinaridades, visando à aproximação, interação e aprofundamento disciplinar. Diante do referencial teórico levantado foi percebido a importância das interações disciplinares, as quais proporcionarão às pessoas maior possibilidade de construir conhecimentos, como também aprofundar os já existentes, de forma substantiva, indo de encontro assim a forma instrumental, presente no decorrer da história do ensino e do aprendizado.  

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Biografia do Autor

Fabiano André Gonçalves Silva, UFRN

Formado em Administração pela UFRN EM 2007 e atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da UFRN.

Douglas Moraes Bezerra, UFRN
Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Piauí (2008) . Atualmente é Tutor do curso de Esp. em Gestão Municipal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Descentralização, Decisão, Administração
Publicado
2011-02-18
Como Citar
Silva, F. A. G., & Bezerra, D. M. (2011). Educação e as várias abordagens disciplinares. Revista Espaço Acadêmico, 11(122), 36-43. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/11858