Redenção e conformismo em Uma Linda Mulher

  • Alexander Martins Vianna UFRRJ
Palavras-chave: Cinema – Protestantismo – Causalidade

Resumo

Este artigo pretende demonstrar a forma como os temas da rendenção individual e do conformismo social são acionados no desenvolvimento da trama nostálgica e na caracterização dos personagens principais do filme “Uma Linda Mulher”, assim como, visa a demonstrar o quanto que tais temas estão referidos a um habitus cultural que determina escolhas conjunturais de estereótipos raciais/morais e de formas estéticas que configuram um tipo de emoção para o enredo que leva à aceitação da solução caridosa burguesa Middle Class’, em chave protestante, de resgate moral e mobilidade social.

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Biografia do Autor

Alexander Martins Vianna, UFRRJ
Possui graduação em História pela UFRJ. É mestre e doutor em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. As suas áreas preferenciais de atuação são: História Moderna e Contemporânea, História do Pensamento Político e Teoria e Metodologia em História. Em História Moderna, trabalha basicamente com as ferramentas analíticas da História Social da Cultura, com ênfase temática em concepções e práticas políticas, cultura letrada cortesã, lógicas institucionais e dinâmicas de distinção social do Antigo Regime. Deve-se destacar também que o pesquisador vem desenvolvendo um cuidadoso trabalho a respeito dos tropismos protestantes contra a idolatria nas peças teatrais shakespeareanas. Em História Contemporânea, interessa-se principalmente pelas questões relativas à crise e à crítica do universalismo civilizador ocidental que, no mundo pós-Guerra Fria, adquiriram um teor marcadamente essencializante da cultura, que se manifesta tanto na forma de se justificar a afirmação agressiva de fronteiras sociais, políticas e institucionais quanto na forma de se criar modelos de interpretação de áreas geopolíticas. Em Teoria e Metodologia da História, o pesquisador tem interesse na análise da virada crítica da História Social Francesa através da micro-história barthiana e da história social dos modelos culturais, tendo como parâmetro de enquadramento institucional deste debate a revista Annales (ESC e HSS) das décadas de 1980 e 1990.
Publicado
2011-04-13
Como Citar
Vianna, A. M. (2011). Redenção e conformismo em Uma Linda Mulher. Revista Espaço Acadêmico, 11(122), 21-27. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12206