A Educação do Campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos

  • Fabiane Vanessa Breitenbach Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: educação do campo, políticas públicas, movimentos sociais

Resumo

No presente artigo faço um breve resgate da história da educação do campo no Brasil, pontuando as dificuldades que foram e ainda são encontradas pelos povos do campo na luta por uma educação de qualidade do e no campo. Nesse sentido, dou enfoque especial para a assinatura, pelo Ministério Público gaúcho e Secretaria Estadual de Educação em dezembro de 2008, do Termo de Ajustamento de Conduta que determina o fechamento das escolas itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ainda, defendo a importância das lutas dos movimentos sociais do campo para a construção de políticas públicas educacionais condizentes com seus anseios.

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Biografia do Autor

Fabiane Vanessa Breitenbach, Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Educação Especial, Especialista em Gestão Educacional e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.
Publicado
2011-02-21
Como Citar
Breitenbach, F. V. (2011). A Educação do Campo no Brasil: uma história que se escreve entre avanços e retrocessos. Revista Espaço Acadêmico, 11(121), 116-123. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12304