Para entender a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau

  • Fabio Alves Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Teoria do discurso, Identidade, Hegemonia, Pós-estruturalismo.

Resumo

Neste trabalho analisamos a proposta de construção social da realidade a partir da Teoria do Discurso, na perspectiva de Ernesto Laclau. Um discurso, em sua perspectiva, ocorre pela articulação contingente de identidades, em torno de demandas hegemonizadas por uma das identidades que configuram o sentido da realidade. Esse fechamento de sentido é sempre inacabável e, portanto é contingente e temporário. Suas concepções presumem o antiessencialismo de qualquer positividade e pressupõe, numa linha pós-estruturalista, um sujeito descentrado e plural.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Alves Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
Tenho 28 anos. sou Graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Ciências da Religião com concentração em Ciências Sociais e Religião também pela UMESP; atualmente curso doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2011-08-15
Como Citar
Ferreira, F. A. (2011). Para entender a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 12-18. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12438