Para entender a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau
Resumo
Neste trabalho analisamos a proposta de construção social da realidade a partir da Teoria do Discurso, na perspectiva de Ernesto Laclau. Um discurso, em sua perspectiva, ocorre pela articulação contingente de identidades, em torno de demandas hegemonizadas por uma das identidades que configuram o sentido da realidade. Esse fechamento de sentido é sempre inacabável e, portanto é contingente e temporário. Suas concepções presumem o antiessencialismo de qualquer positividade e pressupõe, numa linha pós-estruturalista, um sujeito descentrado e plural.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.