Políticas sociais: focalizadas ou universalistas. É esta a questão?
Resumo
O debate acerca da melhor forma para as políticas sociais não é recente e retoma constantemente a associação de políticas focalizadas ao modelo neoliberal, que visto desta forma tão simplista pode ocasionar a perda de importantes ações imediatas de assistência às populações carentes sem perder de vista a luta por políticas sociais mais universais. O presente ensaio pretende discutir como a análise da opção por determinada forma de política social (focalizada ou universalista) depende da compreensão do modelo de Estado capitalista a que ela se reporta, não sendo exclusivo do modelo neoliberal a política focalizada. A partir da discussão proposta compreendemos que muitas vezes para se chegar a políticas universalistas (comuns a modelos mais voltados ao bem-estar social) faz-se necessário tomar como ferramenta políticas focalizadas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.