O avesso de uma paixão
Resumo
Como admoestava Freud: uma escola deve conseguir mais do que não impelir seus alunos ao suicídio; ela deve lhes dar o desejo de viver. Mas como fazê-lo? Como não nos sentir impotente frente ao outro que demanda aprender? Como refrear o gozo do capital e a tirania dos manuais pedagógicos? Como consentir as incertezas e ambivalências próprias do gesto de educar? Como subverter a vontade de ignorância do outro sem abandoná-lo fazendo valer assim seu desejo de viver? Eis o que abordaremos.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.