O conceito de Poder em Guilherme de Ockham

  • Ricardo Palaro UTFPR
Palavras-chave: Poder. Igreja, Autoridade. Política. Idade Média. Abuso. Usurpação.

Resumo

No presente trabalho abordamos algumas questões pertinentes ao pensamento de Guilherme de Ockham, por isso usamos como método uma compilação bibliográfica que foi permeada pelos seguintes objetivos; evidenciar o conceito de poder de Ockham. Com isso, percebeu-se que à sua maneira, as idéias de Guilherme de Ockham sobre a Igreja no mundo foram tão radicais quanto sua teologia. Ele sustentou o ideal franciscano de um clero pobre, negou o poder papal de comandar soberanos seculares e afirmou que a fonte suprema de autoridade religiosa era o povo, e não a hierarquia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Palaro, UTFPR
Possui graduação em FILOSOFIA pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná {UNIFAE) (2007). Atuou como professor do ensino basico, tecnico e tecnologico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (filosofia, sociologia, etica, metodologia cientifica, et. al). Atualmente é professor concursado de filosofia pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (nos colégios Premen e Castro Alves), foi professor/tutor presencial pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor de filosofia e sociologia dos Colégios e Cursinhos da Sociedade Educacional Aguia Ltda (Colégio Aguia - Pato Branco e Francisco Beltrão) Atua como tutor a distância do curso de Pós-Graduação em Gestão Pública pela UTFPR - Campus Pato Branco - PR. Por fim, é aluno especial do Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Regional (PPGDR) na UTFPR - Campus Pato Branco - PR. Sua àrea de atuação em filosofia é a filosofia medieval, ética e política.
Publicado
2011-12-09
Como Citar
Palaro, R. (2011). O conceito de Poder em Guilherme de Ockham. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 113-118. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/12966