A relação entre Democracia e Burocracia nos escritos políticos de Max Weber
Resumo
Max Weber foi precursor em apresentar as características e as consequências do processo de burocratização nas esferas sociais, sobretudo, no Estado. Em relação à democracia, Weber não deixou uma definição explícita em seus escritos, no entanto, com frequência a concepção de democracia como método para eleger líderes seja remetida a ele. O presente artigo tem como objetivo geral analisar a relação que Weber estabeleceu entre a democracia e a burocracia, dois conceitos que se entrecruzaram em vários de seus textos como fenômenos inerentes à sociedade moderna e ao processo de racionalização. Debruçarmo-nos sobre os escritos teóricos de Weber para os estudos ligados à burocracia é fundamental para compreendermos o funcionamento dos Estados modernos, assim como esmiuçar a concepção weberiana acerca da democracia. Concepção, esta, que se tornou hegemônica nas últimas décadas e que vem sendo contestada pelos movimentos populares que almejam participar de maneira mais direta nas decisões político-administrativas do Estado.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.