Freud, as energias psíquicas e a educação entre a "Scylla do deixar fazer e a Charybidis da proibição”

  • Sergio Sklar Uninersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Psicanálise, Educação, Energias psíquicas, Freud, Pfister.

Resumo

Apresentamos três eixos que podem nos levar a entender o encontro de Freud com a educação. Inicialmente, a teoria e prática da educação infantil, em seguida, o valor que os educadores devem dar à participação de dimensões perversas e associais no acabamento do caráter infantil por meio da sublimação − desvios dos fins originários das pulsões − e, por último, a maior responsabilidade que se atribui à atividade do educador, se comparada com a do psicanalista, na medida em que ela deve moldar a jovem vida psíquica de acordo com “disposições e possibilidades particulares” ao mundo do educando. Em torno deles, descobrimos como a educação, aos olhos da psicanálise, deve lidar com forças psíquicas, para a realização do que se torna seu maior desafio: assimilar o que Freud nomeia “a Scylla do deixar fazer e a Charybidis da proibição”.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Sklar, Uninersidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutor em Filosofia (USP), Professor-Adjunto do Departamento de Estudos da Subjetividade Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação-DESF-UERJ), Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor dos seguintes livros: "Espaço Imanente: um estudo psicanalítico sobre a arte em Sigmund Freud e Jacques Lacan" (Rio de Janeiro: Imago, 1989), "Freud e a Técnica" (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992) e "Freud: o interesse científico de uma filosofia inquieta" (org. e autor) (Rio de Janeiro:Revinter, 1996).
Publicado
2011-04-16
Como Citar
Sklar, S. (2011). Freud, as energias psíquicas e a educação entre a "Scylla do deixar fazer e a Charybidis da proibição”. Revista Espaço Acadêmico, 10(120), 45-55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13181
Seção
DOSSIÊ - PSICANÁLISE & EDUCAÇÃO (Org.: Sergio Sklar)