Igualdade ou diferença? A questão da diversidade e da identidade na escola
Resumo
A diversidade, característica inquestionável dos seres humanos, tem sido tema de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Um dos espaços privilegiados nessas pesquisas é a escola, onde a diversidade se exprime de forma bastante latente, uma vez que nesse espaço convivem pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas, econômicas, de gênero. Nesse contexto, a escola vem revelando dificuldades em lidar com tal diversidade e tem, muitas vezes, contribuído para a perpetuação de desigualdades, principalmente, de ordem racial e de gênero, fomentando assim o racismo e o sexismo presentes na sociedade brasileira. A partir dessas afirmações, o objetivo desse artigo é refletir acerca de dificuldades que a escola tem em lidar com tal questão e as conseqüências disto nos processos de construção identitária dos alunos, sobretudo concernente à identidade de raça e de gênero.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.