Igualdade ou diferença? A questão da diversidade e da identidade na escola

  • Cinthia Nolácio de Almeida Maia UNEB
  • Lúcia Gracia Ferreira UFSCar
Palavras-chave: educação, identidade, raça, gênero.

Resumo

A diversidade, característica inquestionável dos seres humanos, tem sido tema de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Um dos espaços privilegiados nessas pesquisas é a escola, onde a diversidade se exprime de forma bastante latente, uma vez que nesse espaço convivem pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas, econômicas, de gênero. Nesse contexto, a escola vem revelando dificuldades em lidar com tal diversidade e tem, muitas vezes, contribuído para a perpetuação de desigualdades, principalmente, de ordem racial e de gênero, fomentando assim o racismo e o sexismo presentes na sociedade brasileira. A partir dessas afirmações, o objetivo desse artigo é refletir acerca de dificuldades que a escola tem em lidar com tal questão e as conseqüências disto nos processos de construção identitária dos alunos, sobretudo concernente à identidade de raça e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinthia Nolácio de Almeida Maia, UNEB
Graduada em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Salvador-BA. Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.
Lúcia Gracia Ferreira, UFSCar
Doutoranda em Educação pela Universidade Fderal de Sao Carlos/UFSCar. Bolsista CNPq.
Publicado
2011-08-10
Como Citar
Maia, C. N. de A., & Ferreira, L. G. (2011). Igualdade ou diferença? A questão da diversidade e da identidade na escola. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 38-47. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13351