Capitalismo e trabalho: possibilidades assentadas na educação

  • Roney Gusmão do Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Escola, moral, trabalhador, ideologia.

Resumo

Mais que um regime econômico, o sistema capitalista é capaz de fazer inferências ideológicas e morais ao comportamento humano. Tal constatação contribuiu substancialmente para a formulação de um conceito de trabalho totalmente submisso à lógica de acumulação capitalista, fato que dificulta a percepção humana do ato de trabalhar para além do ganho financeiro. Envolto por este paradigma, nota-se uma aceitação do padrão moral do sistema, cuja lógica se demonstra submissa à volúpia do capital. Situada no interior do capitalismo, a educação insurge como meio capaz de desvelar a contradição de modo a fomentar a análise crítica, tendo em vista combater a ignorância ao sinalizar alternativas. Ao desvendar a contradição e apontar possibilidades de superação, promove-se, por efeito, uma formação verdadeiramente libertadora.

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Biografia do Autor

Roney Gusmão do Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduado em Geografia pela UESB, também especialista em memória e mestrando em Memória: Linguagem e Sociedade pela mesma instituição. Atualmente leciona na rede estadual de educação para o ensino médio no Estado da Bahia e como professor de filosofia na Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC.
Publicado
2011-11-21
Como Citar
Carmo, R. G. do. (2011). Capitalismo e trabalho: possibilidades assentadas na educação. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 103-110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13373