O processo de conscientização em época de um ensino superior mercantilizado: uma reflexão a partir/com Paulo Freire

  • Rafael Bianchi Silva Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras
Palavras-chave: Conscientização, Inclusão Social, Ensino Superior, Paulo Freire

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre as políticas de inclusão social no ensino superior e o processo de conscientização proposto por Paulo Freire. Observa-se que programas como o ProUni são contraditórios em seus fundamentos já que ao mesmo tempo que fornecem a possibilidade de acesso a instituições escolares de nível superior, o fazem a partir da égide de uma formação voltada ao mercado, não articulada com a reflexão crítica das condições de existência dos indivíduos envolvidos. Dessa forma, conclui-se que o projeto de inclusão promovido não leva necessariamente a ultrapassagem da condição de opressão na qual os indivíduos se encontram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Faculdade Uninorte / Faculdade Pitágoras
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Mestre em Educacao pela Uel (2008) e especializacao em Psicanalise pela UCDB (2004) e Adm.Orient.e Supervisao Educacional pela Unopar (2006). Atualmente doutorando em educação (Unesp/Marília), professor do curso de Pedagogia na Faculdade Uninorte e professor e orientador de estágio no curso de Psicologia e de disciplinas vinculadas a Psicologia na Faculdade Pitágoras. Participante do CIPESS - Circulo de Pesquisa em Educacao Sexual e Sexualidade. Tem experiencia na area de Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Geral; Fundamentos Epistemologicos da Psicologia; Fundamentos de Psicanalise; Psicologia da Educacao; Psicologia da Aprendizagem; Fundamentos da Educacao e Desenvolvimento Humano; Educacao Sexual; Formacao de Professores.
Publicado
2011-12-08
Como Citar
Silva, R. B. (2011). O processo de conscientização em época de um ensino superior mercantilizado: uma reflexão a partir/com Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 87-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13480