Estado, planejamento e o desenvolvimento da Amazônia (1940-1960): uma releitura dos aspectos jurídico-econômicos

  • Vinicius Valentin Raduan Miguel Universidade Federal de Rondônia e Faculdade Católica de Rondônia.
Palavras-chave: Direito & Economia, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Regional.

Resumo

Quais as conseqüências das intervenções estatais para o desenvolvimento orquestradas para a economia amazônica no período entre 1940 e 1960? Para esta indagação, o trabalho intenta explicitar as tensões do modelo de planejamento estatal para a Amazônia chegando à conclusão de que os danosos efeitos econômicos da região, como a não-industrialização, a desarticulação com o circuito nacional e as heterogeneidades sócio-regionais foram não um efeito colateral, mas um impacto programado para a colocação subordinada da região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Valentin Raduan Miguel, Universidade Federal de Rondônia e Faculdade Católica de Rondônia.

Mestre em Direitos Humanos e Política Internacional (Universidade de Glasgow). Advogado. Professor substituto de Sociologia do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Professor de Direitos Humanos do Departamento de Ciências Jurídicas da Faculdade Católica de Rondônia (FCR).

Publicado
2011-11-21
Como Citar
Miguel, V. V. R. (2011). Estado, planejamento e o desenvolvimento da Amazônia (1940-1960): uma releitura dos aspectos jurídico-econômicos. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 78-86. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13522