Internacionalização de franquias: uma exploração de oportunidades para o empreendedor

  • Patricia Rodrigues da Silva CESPAR - Centro de Ensino Superior do Paraná
Palavras-chave: Empreendedorismo. Internacionalização. Franchising.

Resumo

A internacionalização é observada como uma forma de expansão e exploração em busca de novos mercados e aumento da produtividade. O processo de internacionalização de franquias vem permitir o aproveitamento de oportunidades de negócio também no mercado internacional. As franquias constituem um tipo de negócio que apresenta grandes vantagens principalmente ligadas a consolidação da marca e experiência já existente do franqueador. Identifica-se a internacionalização como uma oportunidade, ao se abordar tal processo como uma forma de responder às transformações e expectativas do mercado, diante das mudanças econômicas ocorridas nas últimas décadas. As organizações mudaram e principalmente a forma de enfrentar a competitividade, nestes termos a expansão internacional do negócio vem ser observada como uma oportunidade de crescimento e consequentemente uma vantagem competitiva. O presente ensaio teórico se propõe a apresentar as principais definições acerca do empreendedorismo, da exploração de oportunidades, destacando o processo de internacionalização de franquias como uma oportunidade de crescimento empreendedor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rodrigues da Silva, CESPAR - Centro de Ensino Superior do Paraná
M
Publicado
2011-09-14
Como Citar
Silva, P. R. da. (2011). Internacionalização de franquias: uma exploração de oportunidades para o empreendedor. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 68-74. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13531