Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Cardoso Braga UFU- Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: design, políticas públicas, desenvolvimento.

Resumo

As décadas de 1950 e 1960 podem ser consideradas como um marco para o design no Brasil, pelo fato de constituírem o momento de sua percepção enquanto problema a inserir na agenda política e econômica. Assim, a relevância que as políticas de design vieram a adquirir no final do século XX tem suas raízes nas articulações que a partir desta época envolveram não só designers, mas também a administração pública em suas diversas instâncias e, mais tarde, os empresários. As políticas econômicas e industriais dos anos seguintes definiram a pauta das discussões, até que o tema assumiu uma relevância que impôs a criação de instrumentos específicos que o contemplassem. Propomos aqui examinar a construção do design enquanto foco das políticas públicas e a coerência das ações voltadas para seu estímulo no contexto em que se inserem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Ciências Sócio Ambientais pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA - 2009). Atualmente é professor adjunto I , atuando junto à Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, e design, desenvolvendo atividades voltadas para os seguintes temas: arquitetura, Tecnologia da construçao, inovaçao social e tecnologica; design de mobiliário e jóias; desenvolvimento sustentável.
Juliana Cardoso Braga, UFU- Universidade Federal de Uberlândia
Professora da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, ministra aulas para o curso de Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design. Mestranda do Instituto de Geografia da UFU - bolsista CNPq. Atualmente, vem desenvolvendo pesquisas acerca da sustentabilidade social e ambiental do design.
Publicado
2011-11-18
Como Citar
Castro, M. L. A. C. de, & Braga, J. C. (2011). Políticas públicas de design: a construção da relevância do tema no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 11(128), 126-135. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13539