Telecentros: "Juventude Conectada" é inclusão digital?

  • Estrella Benaion Bohadana Universidade do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Helga Nazario
Palavras-chave: Palavras-chave, Jovens de baixa renda, Internet, Tecnologias da Informação e Comunicação. /Keywords, Low-income youth, Information Technology and Communication.

Resumo

RESUMO

O surgimento da Internet, com barreiras físicas reduzidas e tempo assíncrono, traz importantes mudanças no acesso à informação, introduzindo as redes virtuais, ampliando a difusão de cultura e ciência, além de modificar de maneira significativa a configuração do consumo. No Brasil, embora as estatísticas revelem um crescente aumento do número de conectados entre as camadas favorecidas, no que se refere à população de baixa renda, a falta de infraestrutura física, de computador e o custo elevado das conexões apresentam-se como importantes fatores responsáveis pelo não acesso à Internet dessa população. Os telecentros são uma proposta dos Ministérios das Comunicações, da Ciência e Tecnologia e do Planejamento e visam promover o “(...) desenvolvimento local em suas diversas dimensões”· No entanto, o fato de os telecentros não fazerem parte de uma política pública mais ampla, capaz de responder pelo acesso à educação e à cultura da população de baixa renda, nos levam a questionar os ambiciosos objetivos do projeto de Telecentros, principalmente no que se refere à ampliação da formação da cidadania. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a educação de jovens em espaços não formais e a política de inclusão digital realizada nos telecentros, no município de Niterói.

ABSTRACT


The emergence of the Internet, with physical barriers and reduced time asynchronous, brings important changes in access to information, introducing the virtual networks, expanding the diffusion of culture and science, and modify significantly the patterns of consumption. In Brazil, although statistics reveal an increasing number of connected in high-income population, the underprivileged stratum suffers with lack of physical infrastructure, computers and high cost of connections. The Telecentros are a proposal of the Ministries of Communications, Science and Technology and Planning and to promote the "(…) local development in its various dimensions". However, the fact that the telecentros are not part of a public policy wider and capable of meeting the access to education and culture of low-income population, allows us to question the ambitious design goals for them, especially as regards the expansion of citizenship education. This article presents the results of a survey on the education of young people in non formal settings and digital inclusion policy performed the telecentros, in Niterói.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estrella Benaion Bohadana, Universidade do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em História dos Sistemas de Pensamento, título que obteve em 1990, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona como Professora-Adjunta na Faculdade de Educação (Departamento de Estudos da Subjetividade e Formação Humana), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF) e como Professora-Orientadora do Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá.

Autora de diversos livros e artigos sobre mitologia, filosofia-psicanálise e filosofia-educação.

 

Helga Nazario
Mestra em Educação e Cultura Contemporânea (Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA))
Publicado
2011-08-25
Como Citar
Bohadana, E. B., & Nazario, H. (2011). Telecentros: "Juventude Conectada" é inclusão digital?. Revista Espaço Acadêmico, 11(127), 79-87. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13671